Você sabia uma das principais e maiores causas de danos às cargas e aos caminhões é o acidente por tombamento?

Pois é, ninguém espera passar por esta situação, por isto é muito importante saber o que fazer para diminuir os riscos e prevenir para que este tipo de acidente nunca ocorra na vida profissional do caminhoneiro.

A própria estrutura do caminhão, por si, já é mais sensível a este tipo de acidente, quando comparada ao carro comum. Os veículos de cargas são altos e compridos e há, inclusive, vários acidentes já registrados onde o caminhão tombou a menos de 50 km/hora. Mas então o que fazer, além de ser um bom motorista?

VELOCIDADE

Embora tenha sido mencionado que caminhões em baixa velocidade também podem tombar, um veículo em alta velocidade pode estar em grande risco em curvas fechadas, rotatórias, viadutos, descidas etc. Por isso, mantenha a velocidade sempre abaixo do que é permitido pela sinalização

PESO

O excesso de peso contribui para os acidentes de caminhão por tombamento, pois essa condição deixa o veículo desequilibrado. Além disso, o excesso de peso é uma infração de trânsito sujeita a multa. Do ponto de vista da manutenção do caminhão é um péssimo negócio, pois deteriora sua estrutura, força o motor, além de muitas outras peças.

FREIOS

O freio de caminhão é o item mais importante à segurança do caminhoneiro. Os ruídos são a maneira mais fácil de identificar um desgaste das pastilhas de freio. Também é possível identificar trepidações (sente o volante sacudir levemente). Para saber mais detalhes não deixe de conferir o artigo deste Blog sobre “Está na hora de trocar os freios do seu caminhão?

PISTAS ESCORREGADIAS

Veículo alto, pesado e comprido exige atenção redobrada em dias de chuvas ou em pistas molhadas em períodos chuvosos. Nestes momentos, ocorrem muitos acidentes por derrapagens, levando à tombamentos. Os pneus precisam estar em bom estado.

E você, tem alguma dica a mais para acrescentar para os amigos caminhoneiros? Então, deixei seu comentário abaixo e confira os nossos artigos neste Blog”!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *