Um ponto pacífico entre os profissionais da área: o freio de caminhão é o item mais importante à segurança do caminhoneiro. E é por esta razão que a troca das peças desse sistema exige profissionalismo.

Ninguém conhece o veículo melhor do que o caminhoneiro que está com ele todos os dias. Por isso, é muito importante conhecer os sinais mais sutis que podem indicar que seu veículo está precisando de manutenção.

RUÍDOS

Os ruídos são a maneira mais fácil de identificar um desgaste das pastilhas de freio. É só fazer o teste: freie e ouça com atenção se há ruídos. Os ruídos agudos são sintomas de pastilhas gastas.

TREPIDAÇÕES

No momento da frenagem, é possível identificar trepidações (sente o volante sacudir levemente). Isso ocorre quando as pastilhas e as lonas em estado ruim. Se isso começar a acontecer, leve imediatamente para manutenção.

BAIXA RESPONSIVIDADE

Caso os ruídos e as trepidações não sejam percebidos, certamente a próxima fase será o freio começar a falhar. O pedal começa a ficar rígido, a frenagem perde a eficiência como se estivesse “anestesiada”.

Também devem ser verificados no sistema de freio do caminhão: as pinças, que devem trabalhar sem obstruções, com um espaço para o deslocamento; e as buchas de suporte da pinça, que não devem apresentar folgas radiais.

Gostou? Então, deixei seu comentário abaixo e confira o nosso artigo sobre Dicas de bem-estar para o caminhoneiro .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *